A decoração é poderosa, mas em alguns locais passa despercebida. Além de deixar uma aparência bonita, ela reflete a personalidade através de elementos decorativos, organiza o ambiente, deixa o local aconchegante e a vida mais prazerosa, consequentemente melhora a convivência entre as pessoas que utilizam o cômodo.
Prova da efetividade da decoração está nas empresas, que utilizam esse truque para manter os clientes interessados e os funcionários com desempenho alto, desde de cores até a combinação do mobiliário, tudo conta pontos. No caso da cozinha, ela é o coração de uma casa e precisa ser prática, clara e funcional para inspirar no preparo dos alimentos. Veja algumas dicas simples e que fazem muita diferença na decoração da cozinha:
Decoração prática
Quando o ambiente é menor, os itens apenas decorativos não devem ser usados, pois ocupam espaço. O melhor é contar com os eletrodomésticos para decorar e deixar fácil para uso. Sobre a bancada, em prateleiras ou nichos, o segredo está no uso de cores que combinem com o ambientes, os coloridos, por exemplo, são ótimos para alegrar o cômodo.
O fogão, geladeira e o microondas são os mais chamativos da cozinha e determinam seu estilo. Se pretende mudar o visual do equipamento sem danificar, basta apostar na envelopagem com adesivo, mas se estiver montando uma nova cozinha, os modelos em inox combinam com o industrial, os brancos são clássicos e atemporais e os coloridos remetem ao perfil divertido.
Iluminação do ambiente
Trocar os locais da iluminação ou acrescentar pontos focais muda muito a aparência da cozinha. O primeiro ponto é garantir que ela esteja clara com a priorização das luzes brancas. Usar luminárias ou spots para iluminar determinados lugares cria um visual moderno e sofisticado, o mais comum é colocar sobre o fogão, prateleiras e mesa, pois setoriza e ainda deixa a utilização mais prática.
Aproveite o espaço vertical
Para não tumultuar a movimentação de pessoas na cozinha e deixar a decoração mais bonita, invista nas peças verticais. Os nichos para colocar eletrodomésticos e peças muito utilizadas, o pendurador de talheres sobre a pia, rolos para papel próximos ao fogão, penduradores de canecas e armários aéreos são exemplos de como aproveitar as paredes em prol do espaço e da organização. Até mesmo uma mesa de parede dobrável faz as vezes de bancada e pode ser fechada quando estiver sem uso, são muitas formas de otimizar o ambiente.
Confie nas cores
O mais indicado é que a cozinha seja branca, deixando para as panelas, eletrodomésticos e outros pequenos itens a parte colorida. Mas se deseja um ambiente mais criativo e elaborado, basta optar por armários com portas coloridas, adesivos ou azulejos estampados e até um fogão diferente, cabe a imaginação determinar qual é o melhor modo de colorir a cozinha. Só é preciso se atentar ao acúmulo das cores em ambientes pequenos.
Essas dicas irão mudar a cara da sua cozinha e te inspirar na preparação das receitas. Elas mostram que não é preciso investir muito para ter um cômodo lindo e decorado.
Leave a Comment