6 sintomas da ansiedade

A ansiedade é uma resposta normal do organismo a situações atípicas, ela ocorre com todas as pessoas, mas em excesso é considerada como uma doença. O excesso de preocupação e expectativa frequente, e sem uma causa específica, é um sinal do transtorno de ansiedade generalizada.

Indivíduos com ansiedade são prejudicados em diversos aspectos de sua vida por sensações negativas que levam a problemas psicológicos. O tratamento depende muito do paciente, mas de maneira geral os médicos indicam a terapia e, em casos mais severos, o uso de remédio para ansiedade. 

A presença da ansiedade não costuma ser frequente, ela se apresenta em crises, que pioram com o passar do tempo quando não tratadas. É durante as crises os sintomas são notados.

Sintomas da ansiedade

São muitos os sintomas do transtorno de ansiedade, conheça os mais comuns e identifique se sofre do transtorno:

1 – Sudorese 

Excesso de suor é um sintoma comum da ansiedade, gerado pelo receio sentido, inclusive quando o corpo não apresenta calor ou a temperatura está baixa.

2 – Dor no peito 

O aperto no peito é característico da ansiedade e pode ser confundido com doenças cardíacas. Ele é um sintoma que costuma levar os ansiosos ao pronto-socorro, onde os exames mostram a boa saúde do coração e acalmam o paciente. Pessoas ainda sentem a dor no peito como um aviso de perigo, onde ficam temerosas sobre a morte durante as crises severas.

3 – Comportamentos viciosos

São comportamentos feitos sempre que a ansiedade surge, o vício em roer unhas, comer em excesso, deixar de se alimentar, retirar fios de cabelo e casquinhas de ferida, balançar pernas e braços, se coçar e mais uma série de outras manias. Esse é um modo de aliviar a pressão e amenizar a ansiedade, mas também é  prejudicial ao corpo;

4 – Sensações abdominais

O enjoo é um sintoma comum durante uma crise, inclusive, provoca o vômito e pode ser tratado com remédio para ansiedade. O frio na barriga, aquela sensação de que algo ruim está por vir, também é um jeito do corpo mostrar que se sente incomodado com algo e normal nos ansiosos. Em alguns casos, a mudança repentina na atividade intestinal também ocorre, geralmente provocando diarréia.

5 – Pensamentos negativos

Além de acelerar os pensamentos, a ansiedade gera negatividade. Pensar somente em coisas ruins e criar cenários futuros é completamente normal, mas deixa a ansiedade ainda pior. Por mais que a pessoa tente, os pensamentos negativos são incontroláveis sem o auxílio de sessões de terapia e remédio para ansiedade.

6 – Mudanças de comportamento

Irritabilidade, problemas sociais e outras mudanças de comportamento são naturais durante as crises de ansiedade, mas ocorrem em indivíduos com um transtorno avançado. Como afetam negativamente toda a rotina, são um indícios da necessidade do uso de remédio para ansiedade.

Toda pessoa com o transtorno espera que o remédio para ansiedade resolva seu problema definitivamente, enquanto outros tomam por um tempo e retiram sem consentimento médico. Infelizmente, não existe um remédio para ansiedade universal, os ansiolíticos precisam se adequar ao organismo, caso contrário podem piorar o quadro.

Lembre-se que o remédio para ansiedade deve ser prescrito por um especialista, com a dosagem e o tempo de uso corretos, sempre acompanhado dos cuidados psicológicos para tratar por completo o problema.