Como escolher a máquina de lavar ideal

Indispensável para a lavanderia e muito prática, a máquina de lavar deixa qualquer rotina mais rápida, desde que supra as necessidades dos usuários. O equipamento requer um investimento maior, mas tem longa durabilidade e oferece benefícios a perder de vista.

Todos os anos surgem novos modelos e tecnologias, que deixam as lavadoras mais atrativas e efetivas para os consumidores. Devido às grandes novidades, nada mais comum que possuir dúvidas na hora de selecionar para a compra. Entenda os pontos cruciais para escolher a máquina de lavar ideal para você:

Melhor marca

Quando o investimento é maior, a expectativa pela durabilidade é alta, por isso escolher uma marca que garanta esse desejo é a melhor solução. As empresas mais referenciadas recebem boas notas dos consumidores em sites como o Reclame Aqui, fóruns e nas redes sociais, elas se preocupam com a reputação da marca, atendimento e, principalmente, com a qualidade dos produtos produzidos. Mesmo com o preço maior, vale a pena abrir mão de alguns recursos em nome da maestria de um bom fabricante.

Como escolher o modelo certo

Para entender quais os recursos, tamanho e aparência da máquina de lavar, é essencial estipular as necessidades do local. A quantidade de usuários, espaço para secagem, tempo destinado a lavagem das roupas, metragem da lavanderia e até a decoração precisam ser analisados. Com esses dados em mão, basta selecionar o modelo que melhor se adequa.

Tamanho

Aferir a lavanderia é o primeiro passo, depois a quantidade de pessoas determina o tamanho da lavadora. As máquinas são vendidas por peso, veja suas indicações:

8 e 9 kg – locais com até 3 pessoas;

11 a 13 – locais com até 5 pessoas;

15 e 16 kg – famílias com mais de 5 pessoas, também permite a lavagem de travesseiros, cobertores e tapetes.

Abertura

A porta da máquina de lavar pode ser na parte superior ou na frontal, a diferença está no design, mas também na forma de lavar. A tampa frontal é comum em lava e seca, ela utiliza o tambor deitado e a gravidade para higienizar as peças, esse processo reduz o consumo de água. 

Já a tampa na parte superior, a mais comum no Brasil, conta com o tambor com uma engrenagem que movimenta as peças durante a lavagem e necessita de água até cobri-las para seu funcionamento perfeito. Para pessoas de baixa estatura e problemas de locomoção é recomendada a frontal, mas ela também representa um gasto maior na compra.

Economia

A máquina de lavar branca tradicional é a mais acessível, independentemente de seu modelo e tamanho. As coloridas e com porta frontal são mais caras. A lava e seca gera economia de água a longo prazo e na normal, com porta na parte superior, o gasto é menor na aquisição. 

Agora que sabe como escolher a máquina de lavar ideal, basta averiguar as marcas e valores para encontrar uma que caiba no seu bolso. Os sites de comparação são incríveis para ajudar nesse processo e indicar lojas seguras.